Por Lorena Souza

José Neto candidato a prefeito de Feira de Santana, pelo Partido do Trabalhadores, é filho de uma professora, tem 56 anos, é natural de Feira e formado em advocacia. Zé Neto, como é conhecido, foi deputado estadual por 4 mandatos, e agora se afastou do cargo de deputado federal para disputar as eleições municipais. Ele também já foi vereador do município no ano 2000.

Com uma longa carreira política e na vida pública, Neto, em entrevista ao jornalista Reginaldo Júnior na Rádio Geral nesta quarta-feira (28), pontou as ações que o governo do estado vem fazendo na cidade, e todas as emendas que ao longo de sua carreira, dedicou também ao município.

O candidato contou que em sua gestão terá espaço para outros partidos políticos, desde que esses se ajustem aos interesses de seu governo. Ele ressaltou que já teve um debate intenso com outras legendas sobre os problemas encontrados no município de Feira de Santana.

Na segurança pública, onde muitos candidatos acreditam que deve haver uma parceria melhor entre o município e a o governo estadual, ele ressalta que “não adianta pensar apenas na segurança pública como um problema policial”, mas que são necessárias ações sociais que oportunizem a população a melhorar suas condições de vida e ter outros caminhos que não a da violência e marginalidade.

Declaradamente apaixonado pelo Touro do Sertão (Fluminense de Feira), Zé Neto diz que pretende dar mais atenção ao esporte no município, que pare ele, é também uma forma de gerar renda. Nesse setor, ele pretende trazer grandes eventos como maratonas e estabelecer um calendário de corridas. Pretende compor um Conselho de Esporte “que funcione” e estimular a criação de escolinhas futebol nos bairros, que segundo ele, servirá também, como uma forma de atendimento ao social.

“Feira precisa de um prefeito que sabe ouvir e pensa o esporte como uma mola mestra do desenvolvimento cultural e econômico da cidade”, disse.

Ele acredita que é necessário desmembrar a cultura, do esporte e do lazer, para que cada setor deste tenha um atendimento mais adequado, dentro de suas necessidades. Já para a mobilidade urbana ele vê a necessidade de se criar um conselho de transporte que funcione ativamente, envolvendo ciclistas, motoristas de transporte por aplicativos, entre outros. Além disso, há a necessidade de cuidar das calçadas, das vias para transportes não-motorizados e transporte de cargas.

“É necessário olhar o que está se fazendo no mundo de mais moderno nesse setor”, disse.

Na zona rural, ele acredita que é preciso um olhar mais carinhos e que pretende melhorar as vias de acesso, criar polos de saúde integrada e trazer mais recursos do governo estadual para melhorias nas localidades.

Neto promete que em sua primeira semana de gestão como prefeito de Feira de Santana irá fazer uma visita, com todo o secretariado, ao Centro de Abastecimento, pois acredita que ali é um importante local de representatividade da cultura e das raízes da Princesa do Sertão e lapida-lo para ser “um grande altar da economia do município”, finalizou.

Confira a entrevista completa: