Sem fogueiras nas portas das casas, sem aquele forró agarradinho pelas festas do nordeste, sem os grandes shows que movimentavam a economia de diversas cidades, fica até difícil acreditar que hoje é São João. Mas, o forró não pode ser silenciado, e se depender do Forrozão da Geral, vai ter muito forró, mesmo que a distância, nesta quinta-feira (24), no dia de São João acontece a última apresentação que encerra o projeto com chave de ouro.

 

Nesta última noite do Forrozão da Geral, projeto da TV Geral, Rádio Geral e Jornal Folha do Estado, o forró do sanfoneiro Neném do Acordeon não vai deixar ninguém parado, e até quem não dança, vai querer forrozear. “Já tá tudo tão difícil, já tá tudo tão triste… Acho que pelo menos hoje, podemos dançar um forrózinho, de casa, nos resguardando e não deixar o forró morrer”, afirmou o cantor.

 

Os forrozeiros estão passando mais um mês de junho sem eventos presenciais de São João. Os festejos juninos arrecadam dinheiro para muitos, pelo ano todo. Em 2020, agendas de eventos com 15 a 35 shows por mês foram impactadas pela pandemia do coronavírus. Cantores extrapolavam a capacidade física com três eventos em único dia. “Eu sinto muita saudade das agendas, do público, do palco. Estamos passando por um momento que não há o que se comemorar, é muita tristeza, e uma delas é estar sem ver o povo dançando forró com as nossas músicas”, lamentou.

 

Além das bandas afetadas, é notório a cadeia que é quebrada. Do vendedor de milho ao do "pratinho", do vendedor de água ao segurança da festa, são alguns dos profissionais afetados. “Musica não é só diversão, tem uma gama grande que precisam dela para sobreviver, do vendedor de latinha ao cantor que tá no palco, movimentamos milhões de reais por ano no setor do entretenimento”, explicou Neném.

 

Para o sanfoneiro, o São João é a festa da fartura e da família. “São João é família, a música que você pode levar sua vó, sua tia, que vai agregar as pessoas. É a festa de fartura onde todo mundo come e bebe, por mais humilde que sejam as pessoas. Você vê sorrisos nos rostos dos mais velhos aos mais novos, não tem quem não goste dessa festa boa do nordeste”.

 

E na live desta quinta-feira (24) ele promete muita dança. “Hoje eu vou fazer o autêntico e verdadeiro forró. Vamos tocar também músicas atuais boas, mas no meu estilo, um repertório 100% de forró, puxa a cadeira a mesa e o sofá que hoje vai ter muito pra dançar”, concluiu. O Forrózão da Geral já contou com apresentações de Vitinho Forró, Banda Balão Beijo e encerra hoje. A transmissão acontece no youtube da TV Geral e na Rádio Geral, às 17 horas. 

O Forrózão da Geral já contou com apresentações de Vitinho Forró, Banda Balão Beijo e encerra hoje. A transmissão acontece no youtube da TV Geral e na Rádio Geral, às 17 horas.