Jornalista feirense Antonildes dos Santos, ou se preferir Papá, completa hoje, 16, uma trajetória de 38 anos de dedicação à área da comunicação, iniciada no extinto Jornal Feira Hoje em 1983. Sua primeira função foi de encarregado da distribuição, que consistia em controlar e organizar o envio dos jornais para os vendedores, bancas de revistas e assinantes. Em 1986 foi promovido para o setor de composição gráfica, responsável pela digitação das matérias produzidas na redação.

“O processo à época para produção do jornal impresso era penoso! Os repórteres escreviam suas matérias em máquinas de escrever manuais em laudas (folha de papel padronizado) e essas eram repassadas para a diagramação – que definia a disposição dos elementos gráficos, textos e fotos, em um espaço definido -, depois enviado para a composição gráfica para digitação em equipamentos específicos e enviados para o departamento de arte para montagem das matrizes e remetidos ao fotolito para gravação em chapas e daí seguia para impressora off-set”, explicou.

“O jornal Feira Hoje teve uma contribuição enorme na minha vida profissional e de muitos colegas que por lá passaram. Aprendi muitas coisas nesse período, inclusive diagramação. Agradeço muito aos colegas e diagramadores Célia Farias, Elbas Ferreira (in memorian) e Alyrio Ribeiro, que me ensinaram muito”, pontuou.

“Com a evolução da informática a partir do início da década de 1990 esse processo para produção do jornal impresso ficou facilitado, como em todas as áreas da imprensa escrita, falada e televisada. Hoje temos uma gama incalculável de opções para nos informar, mas não abro mão de consultar diariamente o jornal impresso. A internet tem uma força extraordinária, abriu um campo infinito para a informação, porém tem a produção das fake news (notícias falsas) como um grande problema para quem busca informação com credibilidade. Todo cuidado é pouco!”, advertiu.

Antonildes dos Santos é bacharel em Jornalismo pela FAT – Faculdade Anísio Teixeira. Trabalhou nos jornais Folha do Estado da Bahia e Tribuna Feirense. Editou e diagramou por muitos anos a Revista Destaque e o jornal DaFeira, do publicitário Elton Christo e muitos outros trabalhos na área da comunicação durante esse período. Diagrama os jornais Municípios em Foco, do jornalista Azevedo; o jornal Digaí, do jornalista/repórter fotográfico, Luiz Tito. É assessor de imprensa dos Sindicatos dos Metalúrgicos (STIM) e dos Borracheiros (Sindborracha). Desde 7 de setembro de 2017 apresenta na Rádio Geral, as terças e quintas-feiras, das 14 às 15 horas, o Programa PapaAr.

“Um grande desafio para mim, todavia estou encarando com muita satisfação esse novo projeto, que já tem quatro anos. A acolhida dos diretores da Rádio, Humbertinho e Ricardo Cedraz, do coordenador Amaury Júnior e do radialista/jornalista Reginaldo Júnior, deixam-me bastante confortável para conduzir o programa. Seguirei, sem dúvida, essa trajetória na web ‘primordial para uns, dispensável para outros’”, finalizou o jornalista

.Foto: Reginaldo Júnior /  Radio Geral