A maioria das mulheres, em algum momento da vida, já sofreu com os incômodos da chamada Tensão Pré Menstrual (TPM). Não é novidade que elas precisam lidar, todo mês, com a incômoda visita da menstruação. Dores de cabeça, inchaço, irritabilidade são apenas alguns dos sintomas que podem aparecer nesse período. Segundo o Ministério da Saúde, a TPM atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras. A condição está relacionada com as alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual e, para aliviar os desconfortos, a prática regular de exercício físico pode ser um importante aliado.

“As mulheres acham que praticar atividade física, nesse período, vai aumentar os incômodos comuns da menstruação. Pelo contrário, o exercício, dependendo da modalidade e da intensidade, ajuda bastante a amenizar os sintomas. Isso porque, durante a prática, a pessoa libera endorfina, que ajuda a combater o desconforto e traz sensação de bem-estar”, explica a Coordenadora Renata Rabelo, Coordenadora da Rede Alpha Fitness.

Os exercícios aeróbicos são os mais indicados, como caminhada, bicicleta, boxe e dança. Para o alívio das cólicas, os exercícios pélvicos, como abdominais e de contração do períneo, ajudam a estimular o fluxo menstrual. Já as aulas de alongamento combatem as dores na lombar e nas pernas.

 “A atividade aeróbica é mais indicada porque libera hormônios do bem-estar, como a dopamina e endorfina; e diminui os hormônios do estresse, como o cortisol”, explica a coordenadora da Rede Alpha Fitness.

“No período menstrual, é ideal realizar exercícios de intensidade média. Mas vale ressaltar que cada mulher responde de forma diferente ao treino e intensidade. Algumas podem treinar em intensidade alta, já outras necessitam de treinos mais leves. O importante é que se sintam confortáveis no treino”, complementa Renata.